Museu Getúlio Vargas. Localizado na Avenida Presidente Vargas, 1772, o museu Getúlio Vargas é uma casa bem conservada com janelas e portas grandes, de arquitetura típica do começo do século XIX, com o assoalho de madeira e o teto alto, oferece um rico acervo histórico que reconstroem a vida política do famoso Presidente do Brasil.
A casa que, hoje, abriga o museu foi construída em 1910. No ano seguinte, passou a ser residência de Getúlio Vargas após casar-se com Darcy Lima Sarmanho, nela nasceram seus 5 filhos e foi onde preparou sua trajetória política como Advogado, Promotor e Deputado Estadual.
A grande prateleira de livros da biblioteca particular de Vargas contém obras de diversas áreas de conhecimento, os muitos livros de medicina pertenceram ao seu filho Lutero Vargas. No vestiário destaca-se a farda por ele usada na revolução 30 e um pala bastante usado por ele nos dias frios pelos campos da Fazenda Itu.
Também, está a mostra os lençóis sujos de sangue, usado na cama do Presidente na manhã em que ele cometeu o suicídio. Além de várias amostras de material eleitorais, da época em que se candidatou ao cargo de Presidente da República, como cinzeiros, xícaras para cafezinho, caixas de fósforo, uma pequena bolsa feminina entre outros adornos.
O visitante será acompanhado por uma guia disposta a esclarecer dúvidas a respeito do assunto e apresentará cada item e sua significação na vida de Getúlio.
Estátuas de Getúlio - atração turística na cidade
Para encerrar, o visitante é convidado a assistir um documentário televisivo sobre a trajetória política de Getúlio Vargas e a visitar online o Museu do Catete no Rio de Janeiro, onde era a sede do Governo do Brasil.
O Museu Getúlio Vargas desenvolve projetos educacionais e turísticos para diversos públicos. Recebe cerca de 1.300 visitas ao mês. Nos meses de abril e maio o fluxo é maior, pois estudantes de São Borja são convidados a visitar. O período é de aniversário de nascimento e morte, respectivamente, do Patrono.
Pretende-se digitalizar as peças e documentos do museu para a pesquisa.
Horário de visitação
O Museu fica aberto a visitação gratuitamente, de terça-feira à sábado, das 9 hrs às 12 hrs e das 14 hrs às 17 hrs.
Transporte público
Para chegar até o Museu Getúlio Vargas há transporte público disponível da linha Pirahy/Centro/Cabeleira que passa pelo local em um período de 30 em 30 minutos, entre os horários de 6 horas e 45 minutos ás 23 horas e 5 minutos.
Fonte: cibersaoborja.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário