Turismo, São Borja, RS, Turismo no Rio Grande do Sul, Sete Povos das Missões, patrimônio e identitários históricos, fotos e videos da cidade

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

São Borja - Rio Grande do Sul - Brasil - Turismo



São Borja é um município brasileiro da região Sul, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade foi fundada em 1682 pelos padres jesuítas, a primeira cidade dos Sete Povos das Missões. São Borja tem a civilização mais antiga do estado, e uma das mais antigas do Brasil, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação. Situa-se na fronteira oeste do estado, sendo banhada pelo rio Uruguai, que é a fronteira natural com a cidade de Santo Tomé localizada na província de Corrientes, na Argentina.

A lei estadual 13.041/2008 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

Antigamente a cidade foi conhecida também como a Capital do Linho, devido ao forte cultivo da planta no município nas décadas do início do século XX, além disso, o município é um dos maiores produtores de arroz da região sul.

Situado a 74 metros de altitude, de São Borja tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 28° 40' 58'' Sul, Longitude: 55° 58' 39'' Oeste.

História
Em meados do século XVII, São Borja foi o primeiro dos chamados Sete Povos das Missões da Companhia de Jesus, que abrigou em seu seio a nação guarani e foi o lar de Sepé Tiaraju.

São Borja foi fundada em 1687 pelo jesuíta espanhol Francisco Garcia. O nome é homenagem a São Francisco de Borja, que foi o 3º geral ("general") da ordem dos jesuítas. Por estes motivos é que o brasão da cidade ostenta, em campo vermelho (evocativo da terra vermelha das Missões e do sangue guarani), uma Cruz de Lorena em ouro.

No início eram apenas 195 habitantes, oriundos da redução de São Tomé, foi a primeira reduções dos Sete Povos das Missões. Em 1707, contava com 2.814 habitantes.

A adoção a Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, é uma relíquia cristã de origem espanhola utilizada pelos jesuítas. Nas Missões pode ser vista em vários locais da região missioneira, inclusive nas Ruínas de São Miguel das Missões, principal sítio histórico dos Sete Povos das Missões.

Sete Povos das Missões
Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro", atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do Rio Uruguai. Com os ataques dos bandeirantes, os jesuítas espanhóis fugiram da área do Guairá

Turismo

Museu Getúlio Vargas
Localizado na Avenida Presidente Vargas, 1772, o prédio histórico que hoje em dia abriga o museu Getúlio Vargas foi construído em 1910, e serviu como residência de Getúlio Vargas, de sua esposa Darcy Sarmanho e dos 5 filhos do casal. A casa museu traz em si a arquitetura característica do século XIX, com o assoalho de madeiras largas, paredes grossas e o teto alto, além de um acervo repleto de histórias do ex-presidente, o que proporciona aos visitantes dar uma volta ao passado.

Memorial Casa João Goulart
Localizada, no centro da cidade, na Avenida Presidente Vargas n° 2033, a casa onde viveu o ex-presidente João Belchior Marques Goulart foi construída em 1927 e em 2009 foi restaurada e transformada em museu para homenagear o filho ilustre desta terra. No memorial é possível relembrar a trajetória política do ex-presidente Jango como era conhecido.

Museu Apparício Silva Rillo
Fundado em 1969, ainda não tinha um nome específico, sendo chamado apenas de Museu Municipal. Seu acervo trazia características da história de São Borja, desde sua fundação até a atualidade. Cinco anos depois, passou a ser denominado divisão de biblioteca museu e arquivo histórico municipal.
O Museu conta com uma valiosa coleção estatuária missioneira, além de peças de escultura em madeira da época das Missões Jesuíticas e diversos motivos religiosos em arte barroca. O Museu Aparício Silva Rillo fica localizado na Rua Albino Pfeiffer n°84.

Museu da Estância- Os Angüeras
Criado em 1982, o Museu Ergológico de Estância, foi fundado pelo grupo amador de artes “Os Angueras”, e está localizado na Rua João Palmeiro, n° 2318. O local abriga um acervo mobiliário da década de 1920, que retratam como era a lida campeira naquela época. Na linha folclórica, o museu da Estância é um dos únicos museus especializados em ergologia campeira do Brasil e um dos mais importantes do Estado.

Cais do Porto
O Cais do Porto está situado no bairro do Passo, as margens do Rio Uruguai e é uma das opção de lazer mais atraente da cidade pois dispoẽm de um belíssimo nascer e pôr do sol, além de diversos bares conhecidos por servir o melhor peixe da região. No local também acontecem eventos tradicionais como o famoso concurso de marchinhas para carnaval, o concurso de bandas escolares para o 7 de setembro, as homenagens e finalização das procissões de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, dentre outras atrações que são promovidas pela Prefeitura Municipal.

Ponte da Integração
Através da Ponte da Integração é possível visitar a República Argentina e desfrutar de excelentes atrações. Em Santo Tomé, por exemplo, há diversos passeios e lugares que valem a pena conhecer nessa cidade missioneira.

Monumento Tricentenário
A cidade de São Borja foi fundada em 1682 e este monumento foi inaugurado em 1982, em homenagem aos 300 anos do município. O monumento localiza-se próximo à rodoviária, em uma das ruas de entrada da cidade, Rua Eurico Batista da Silva.

Estação da Cultura
O prédio inaugurado em 1913 e construído como parte da Estrada de ferro que ligava Barra do Quaraí e Itaqui, atualmente é a Estação Cultural, que abriga o arquivo histórico, a Banda Municipal e o CCSB.

Mausoléu Getúlio Vargas
Projetado por Oscar Niemeyer, esta obra foi inaugurada em 2004, na passagem dos 50 anos de falecimento do grande estadista brasileiro e São-borjense. No local estão depositados os restos mortais de Getúlio Vargas.

Cemitério Jardim da Paz
Local onde estão sepultados o ex-presidente da República João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola, além da família Vargas. Lá também estão os restos mortais de Barão de São Lucas e do republicano abolicionista Apparício Mariense da Silva.

Cemitério Paraguaio
No local, há uma cruz e um pórtico lembrando a batalha e os mortos no combate, toda a região serviu de palco para a batalha contra os paraguaios comandados por Solano López, que invadiu o Brasil por São Borja, em 10 de janeiro de 1865.

Túmulo Maria do Carmo
O local é conhecido por ser o lugar onde ela foi morta, onde seus restos mortais foram descobertos e também é local onde costumam relatar aparições de sua imagem.

Cultura
São Borja conta com várias instituições culturais públicas e privadas como museus, bibliotecas e outros.

Com um rico patrimônio histórico herdado do período jesuíta, São Borja faz fronteira com Santo Tomé - município da província de Corrientes, na Argentina. Configura-se como lugar de grandes fluxos de pessoas. Juntamente com a agricultura e a pecuária, o turismo movimenta a economia da cidade. Conhecida como ?Terra dos Presidentes?, por ser berço dos ex-presidentes da República, Getúlio Vargas e João Goulart, e, ?Capital Gaúcha do Fandango? pela grande atuação da cultura tradicionalista, possui em seu desenvolvimento social e cultural traços identitários históricos.
Com atrações turísticas diversas, oferece aos visitantes opções de museus, fontes e monumentos para visita. Sua gastronomia é uma atração a parte. A arquitetura histórica presente em vários pontos da cidade permite um resgate de suas origens

Biblioteca pública
No município há a Biblioteca Municipal Getúlio Vargas, fundada em 1960, e desde 1969 situada na Travessa Albino Pfeiffer, número 84.

Capital do Fandango
Em 2017, São Borja recebeu o título de "Capital Gaúcha do Fandango", por ser a cidade do estado que concentra o maior número de bailes durante a Semana Farroupilha, período de 13 a 20 de setembro. São 4 entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, e inúmeros Piquetes que comemoram as noites da Semana Farroupilha com muita dança e saboreando as comidas típicas gaúchas. O governador José Ivo Sartori sancionou no dia 09/01/2018, a lei que declara o município de São Borja como Capital Gaúcha do Fandango. O Projeto de Lei (PL), de autoria do deputado Lucas Redecker, foi aprovado pela Assembleia Legislativa por 45 votos favoráveis e nenhum contra, no dia 5 de dezembro de 2017.

Fandango é um estilo musical caracterizado por uma dança animada e marcada principalmente pelo sapateado.

Personalidades são-borjenses
Ângela Dip: atriz e comediante.
Daniela Escobar: atriz e apresentadora.
Euclides Marcolla: médico e político.
Fabiana Tambosi: modelo.
Getúlio Vargas: 14º e 17º Presidente do Brasil.
Ibsen Pinheiro: político.
Mano Lima: (Maçambará), cantor e música nativista. (residente em São Borja) 
Mario Barbará: cantor e compositor.
João Goulart: 24º Presidente do Brasil.
José Hilário Ajalla Retamozo: escritor, poeta e compositor
Tarso Genro: político, governador do Rio Grande do Sul.
Telmo de Lima Freitas: cantor e compositor.
Silvino Jacques: Afilhado de Getúlio Vargas. Herói na Revolução Constitucionalista de 1932. Tornou-se um dos maiores bandoleiros do país.
Ivan Rocha Trilha: Afilhado de João Goulart, premiado no Japão e Colômbia como o Maior Mentalista do Planeta

Personalidades do esporte
Cassiá Carpes (Jorge Antônio Dornelles Carpes): ex-futebolista e ex-treinador, que em ambas as carreiras trabalhou no Grêmio. Hoje é político (deputado estadual) e comentarista esportivo.
Ivo Lul Diogo (1935-2009): futebolista que jogou no Sport Club Internacional e no Club Atlético San Lorenzo de Almagro, além de ter jogado na Seleção Brasileira em 1960.
Leandro Guerreiro (Leandro Luchese Guerreiro): futebolista que jogou no Sport Club Internacional, e no Salernitana Calcio 1919.
Zé Alcino (José Alcino Rosa): futebolista que foi jogador do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Samuel Rosa Gonçalves (ou somente Samuel): futebolista.
Beto Campo: Campeão Gaúcho de Futebol em 2017, como técnico treinando o Esporte Clube Novo Hamburgo, tendo eliminado o Grêmio na semifinal em disputa de pênaltis e o Inter na grande final nas mesmas condições da semifinal.

Mídia
Em São Borja, estão localizadas as sedes das rádios Fronteira FM e Cultura, pertencentes à mesma empresa, além de duas rádios comunitárias: Butuí, e Navegantes FM. Na questão de jornais impressos, atualmente circulam a Folha de São Borja, e o jornal O Regional.

Não há emissoras de televisão aberta com geração em São Borja, apenas retransmissoras de canais gerados em outras cidades.

Universidades
Universidade Federal do Pampa - Unipampa - Campus São Borja
IFFarroupilha ou Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Campus São Borja
UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade São Borja
UNIDERP - Universidade Anhanguera Uniderp
UNINTER - Grupo Educacional Uninter

Bairros
    Centro: Principal concentração populacional da cidade, onde encontram-se as principais lojas e os moradores de maior poder econômico. Situam-se nessa região a prefeitura, a câmara de vereadores, o museu Getúlio Vargas, museu João Goulart, o museu Missioneiro (junto a biblioteca pública municipal), a praça XV de novembro (onde encontra-se o mausoléu do presidente Getúlio Vargas) e a Igreja Matriz São Francisco de Borja, entre outros pontos turísticos importantes.

    Bettim: Bairro de classe média e sede do Instituto Federal Farroupilha (Campus São Borja). Conhecido pela sua tranquilidade, segurança e boa vizinhança, é um dos melhores bairros para se viver em família em São Borja. Excelente localização, padrão elevado de vida, vizinhança hospitaleira fazem a boa fama do bairro.

    Passo: Bairro situado no extremo norte da área urbana de São Borja. O bairro é constituído por diversas classes, possuindo desde casas luxuosas até trabalhadores e suas moradias populares, localizam-se o prédio da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Centro Nativista Boitatá, a Receita Federal e a Polícia Federal. Os moradores do bairro são conhecidos como "passianos". O bairro é o maior da cidade, englobando muitas vilas, chegando sua divisa mais ao norte e até as margens do Rio Uruguai passando pelo Cais do Porto, um ponto de encontros ao ar livre e realizações de eventos culturais diversos.

    Tiro: Bairro popular de moradias de classe média, situado em torno do parque de exposições, do sindicato rural, da sede campestre, do clube comercial, da sede do clube recreativo Continente, Ascomvilca (associação de moradores da vila cabeleira), Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Nas proximidades também se localiza o 2° BPAF da Brigada Militar de São Borja, Batalhão de Policiamento de área de Fronteira. Bairro onde se localiza a sede da Associação Atlética do Banco do Brasil de São Borja e onde ficam o Parque de Exposições Dr. Serafim Dornelles Vargas, onde acontece a Fenaoeste, e a Sede Campestre do Clube Comercial. Nesse bairro encontram-se casas populares e casas de classe média alta.

    Pirahy: Bairro de moradias populares. Além de unidades residenciais, neles situam-se a sedes do Poder Judiciário Estadual; Poder Judiciário Federal; Ministério Público Estadual; em breve iniciará obras da sede da Justiça Federal do Trabalho. Além dos poderes, o bairro conta com o Hospital Ivan Goulart. Também nesse bairro está a rua mais arborizada da cidade (Rua General Canabarro) onde predominam árvores como cibipirunas, plátanos, grevilhas e guajuvira.Reconhecido como o melhor bairro da cidade.

A denominação do bairro deriva da existência de uma fábrica de papel denominada Pirahy que operou até a década de 70.

    Florêncio Guimarães: Bairro de moradias populares situado ao sudoeste da cidade, tendo como um de seus destaques o Estádio Vicente Goulart, casa dos extintos Internacional e Cruzeiro e da Associação Esportiva São Borja.

    Paraboi: Contam os antigos moradores que o nome Paraboi deve-se ao fato de que, antigamente, quando os tropeiros (conduzindo suas boiadas para algum matadouro) estacionavam as tropas exatamente naquele sítio. Ao decidirem pernoitar no local, os condutores supostamente gritavam "páááára boiii". Neste bairro se localiza a rodoviária, a praça tricentenário e o monumento alusivo aos 300 anos de fundação da povoação jesuítica.

    Itacherê: Bairro de moradias populares. Itacherê é uma palavra de origem indígena que quer dizer "rio de pedras".

    Maria do Carmo: Bairro formado pela classe média baixa, hoje considerado um dos bairros mais seguros da cidade, e um dos lugares mais procurados para compra e alugueis de casas, segundo as agências Imobiliárias. O Bairro recebeu este nome deviso ao túmulo da "Santa profana" Maria do Carmo - assim chamada, neste bairro encontram-se o Museu Ergológico de Estância "Os Angueras" cuja história de sua fundação confunde-se com a história do tradicionalismo e cultura gauchesca. No bairro morou até seu falecimento o grande poeta Apparício Silva Rillo (um dos fundadores do Museu Ergológico de Estância). Também está localizado neste bairro a sede da AFPM (Associação dos Funcionários Públicos Municipais) local com belíssima natureza, campos de futebol, vôlei, basquete e áreas para lazer.

    José Pereira Alvarez (Várzea): Bairro formado por trabalhadores, onde encontra-se a antiga estação ferroviária (futuro centro cultural do município), o mercado público municipal, o 2º RCmec, o Regimento de Cavalaria Mecanizada, a Primeira Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada Sousa Doca, o presídio estadual, o aeroporto João Manuel, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o jóquei club.






"A região das missões é a parte mais taura do mundo pois quem vive nela sabe pelear por suas terras e não se entrega numa rusga". 


Fontes:
https://www.saoborja.rs.gov.br/index.php/turismo-e-cultura
https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-sao-borja.html
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

“A tecnologia move o mundo.” Steve Jobs.

"A região das missões é a parte mais taura do mundo pois quem vive nela sabe pelear por suas terras e não se entrega numa rusga".

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul