Turismo, São Borja, RS, Turismo no Rio Grande do Sul, Sete Povos das Missões, patrimônio e identitários históricos, fotos e videos da cidade

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Semana Farroupilha de São Borja RS - Turismo



A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

A Chama Crioula
A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heróico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.

Mais uma vez, São Borja, na fronteira com a Argentina, promete ser a “Capital Gaúcha do Fandango” na Semana Farroupilha. Serão 94 bailes em quatro CTGs e 11 piquetes! Isso mesmo! 94 bailes! Só nos quatro principais centros de tradições (Boitatá, Tropilha Crioula, Farroupilha e João Manoel) serão 30 fandangos. A programação na maioria das entidades começa dia 13.

Os bailes da Semana Farroupilha de São Borja, considerada a “capital gaúcha do fandango” iniciaram nesta terça-feira (13/09). São mais de 35 bailes, distribuídos nas entidades tradicionalistas, Centro Nativista Boitatá, CFTG Farroupilha, CTG Tropilha Crioula e PTG João Manuel, além do Clube Recreativo, que também conta com a programação da Semana Farroupilha.

Programação da Semana



A Saga Farroupilha

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-ro-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Local: São Borja, RS, 97670-000, Brasil
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

“A tecnologia move o mundo.” Steve Jobs.

"A região das missões é a parte mais taura do mundo pois quem vive nela sabe pelear por suas terras e não se entrega numa rusga".

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul